Tudo Sobre Alergia Respiratória Alergia Dermatológica Alergia a Medicamentos

Olá! Sou Chayanne Andrade, médica Especialista em Alergia e Imunologia, com experiência há mais de 15 anos. Costumo dizer que me realizo prestando assistência médica no consultório e criando artigos para poder lhe ajudar. Seja bem-vindo(a)!

Alergia a medicamentos

Alergia a medicamentos é a segunda causa de anafilaxia (reação alérgica grave) no mundo e uma causa frequente de procura pelo especialista.

Quais são os medicamentos mais causadores de alergia?

Qualquer medicamento pode causar alergia, mas dentre as medicações mais comuns, estão os anti-inflamatórios não esteroidais (AAS, Dipirona, Diclofenaco, Ibuprofeno, e outros muitos).

Quando ocorrem e como se manifestam as reações a remédio?

As alergias medicamentosas, também chamadas de farmacodermias, podem acontecer imediatamente após o uso da droga suspeita ou horas a dias após.         E as manifestações clínicas são distintas em ambos os casos.

Nas reações imediatas, surgem desde urticária  (vergões)  e edema (inchaço) até anafilaxia (urticária e edema, acompanhados de falta de ar, desmaio, sensação de morte iminente, vômitos, queda de pressão).

Quando as reações medicamentosas ocorrem tardiamente, podem aparecer vermelhidão com coceira intensa na pele, ardor,  e até bolhas e descamação.        Em situações mais graves, esses sintomas se acompanham de febre e alterações em órgãos vitais como rins e fígado.

Como se faz a investigação de alergia a medicamentos?

Diferentemente do diagnóstico da maioria das alergias (alimentar, respiratória, dermatite de contato), não existe teste padronizado comercialmente para investigar alergia a medicamentos. 

Uma consulta com história clínica detalhada, testes cutâneos com a medicação suspeita (diluído baseado em estudos clínicos) podem chegar ao diagnóstico.

Quando os testes são negativos, o Teste de Provocação com a medicação suspeita é o mais adequado para o diagnóstico de certeza.                                                     O Teste de Provocação consiste em oferecer ao paciente a droga suspeita, na tentativa de reproduzir a história que ele nos contou. Este teste deve sempre ser realizado em ambiente seguro e equipado ( geralmente hospitalar)  e feito por médico especialista treinado em reverter uma possível reação alérgica grave.

Até 50% das pessoas que acreditam ter alergia  a  algum medicamento não têm este diagnóstico confirmado, quando investigado adequadamente. Os testes para investigação de alergia medicamentosa, além de firmar diagnóstico, servem  também para desmistificar situações de confusão. 

Lembre-se: pequenas mudanças no dia a dia podem fazer uma grande diferença na sua saúde e bem-estar.

Está gostando do conteúdo? Alguma dúvida?

plugins premium WordPress
Abrir o WhatsApp
Olá!
Olá! 👋🏼 Deseja Agendar uma consulta com a Dra. Chayanne?